Cooktop de Indução Magnética
O fogão da minha casa é um cooktop de indução magnética, aquela linda modernidade sem chamas e que "desliga sozinho". Quem convive comigo já me ouviu falando de suas maravilhas e de como não vivo sem, mas também já me ouviu reclamando de suas limitações.
Na última vez que fui tentar comprar uma panela, e não consegui por causa das poucas opções, mandei uma mensagem para minha querida colaboradora e falei: "Vou fazer um post sobre meu fogão, com certeza tem mais gente que vive esta relação de amor e ódio com o cooktop de indução".
Vou falar sobre os prós e contra do meu querido companheiro de cozinha, o ponto de vista de quem convive com ele desde de 2013.
Prós
1 - Como é um opção sem chamas, isso reduz o risco de queimaduras e incêndios, sua tecnologia funciona de forma que ele só aqueça se tiver uma panela (específica) em sua área de calor. Nunca me queimei com ele, nem coloquei fogo em nada.
2 - Por ser um cooktop, ocupa pouco espaço. Tem uma opção de mesa que pode ser levado para vários lugares (um amigo tem em casa e já vi em várias feiras culinárias) e a opção de imbutir como os outros cooktops.
3 - Não utiliza gás, menos poluentes no ar.
4 - Apesar de ter um grande consumo de energia, acaba sendo mais econômico por cozinhar os alimentos em menos tempo. Sua forma de aquecimento desperdiça menos energia.
5 - É possível controlar melhor a temperatura, no meu eu tenho um controle de 1 a 9 e mais duas funções, a "turbo" (uma temperatura muito alta que me possibilita ferver água em muito pouco tempo) e a função "manter aquecido", mantém a temperatura até a hora de servir.
6 - A função timer é ótima para quem gosta de fazer mil coisas ao mesmo tempo, eu. Além do barulho que faz, ouço da casa toda (que é pequena), ele desliga sozinho se eu não chego.
7 - Desliga sozinho. Tirou a panela e esqueceu de desligar? Ele apita e desliga.
8 - Sem todas aquelas grades, a limpeza é muito simples.
Contras
1 - São mais caros que os outros cooktops, pode custar duas vezes mais que as versões elétricas e a gás.
2 - Como os outros cooktops, você vai precisar investir em um forno para ter uma cozinha completa. Mais um custo.
3 - Para mim um dos maiores problemas é a questão das panelas, alumínio, vidro, cobre e barro não funcionam. Você vai ter que investir em novas panelas! Infelizmente este mercado no Brasil é pequeo, temos poucas opções e não são baratas.
A dica para saber se a panela vai funcionar no seu fogão é usar um ímã, se gruda no fundo da panela ... vai funcionar, se não gruda ... esquece. Teve uma época em que eu andava com um ímã na bolsa, hoje em dia eu pego emprestado na loja mesmo.
4 - Dependência da energia elétrica, sem luz = sem comida.
Eu tinha um lindo bife me esperando em casa, cheguei do trabalho e não tinha luz, jantei pão com queijo.
Como vocês viram, para mim tem mais prós do que contras o cooktop de indução magnética, foi uma questão de adaptação. Hoje em dia não vivo sem ele, mas todas as vezes que resolvo pesquisar panelas fico mal humorada.
Está em dúvida se vai comprar um ou não? Os custos cabem no seu orçamento? Está preparado para investir em panelas mais caras? Se sim... vale a pena!
Quem mais teve ou tem um cooktop de indução magnética? Compartilhe conosco sua experiência e opnião sobre ele.
Comentários
Postar um comentário