Comidas Exóticas

Outro dia estava conversando com amigos sobre comidas, nornal, e entramos no assunto "Comidas Exóticas". Cada um foi falando sobre o que já tinha comido de mais diferente, cada coisa...

Sei que um prato que pode ser considerado exótico em determinada região, em outra é a coisa mais comum do mundo. Vivemos em um país de muita diversidade, quando viajamos para outros países então... Cresci e moro em uma região de praias, que faz os frutos do mar não serem considerados exóticos para mim, desde de criança aprendi a comer quase todos: peixes, camarão, lula, siri, caranguejo, polvo, mexilhão... Confesso que nunca tive coragem de provar a ostra por causa da consistência.

Lá em casa minha mãe sempre fez carne de rã para a gente, por ser muito nutritiva e ter inúmeros benefícios para a saúde, ela sempre fez parte do nosso cardápio. Também experimentei carne de bode em uma viagem aos Lençóis Maranhenses e gostei bastante.

Mas esta conversa me fez lembrar de uma das experiências gastronômicas mais interessantes da minha vida, até agora. Em uma viagem para Buenos Aires em 2012 tive a oportunidade de jantar em um restaurante que oferecia um Menu Degustação de Carnes Exóticas, nesta noite experimentei carnes muito diferentes e inusitadas. Foi uma experiência sem igual.

Naquela noite eu deixei de lado minhas frescuras, nojos, preconceitos e me arrumei para um jantar no "El Baqueano". Fui sem saber o que iria comer, a única informação era ... carnes exóticas. Fizemos a opção de harmonizar com vinhos e nos divertimos naquela noite.

O "cardápio" fica em um quadro negro na parede, eu lia e ficava imaginando o que viria... Naquela noite degustamos:
  • carpaccio de lhama 
  • camarão + abacate
  • pate de vizcacha
  • coxinha de jacaré
  • agnolottis de lebre
  • queijos e contrastes
  • a laranja
Tirando o camarão e as sobremesas, eu nunca tinha provado as outras carnes. Os pratos eram lindos e saborosos, em muitos momentos eu nem lembrava que estava comendo carnes tão diferente do habitual. Além do que estava nas sugestões, também comemos a carne de ema, muito boa por sinal.

Este é o tipo de jantar que você tira uma foto do prato, porque são lindos, fecha os olhos e come. Aí descobre que é muito bom e lamenta porque vem pouco.

Se você vai passar um dias em Buenos Aires e gosta de novas experiências, indico fazer reserva para um jantar no El Baqueano. Uma boa indicação para casais aventureiros que querem uma noite romântica com bons vinhos e boa comida. Mas se você curte uma refeição mais normal, eu indico o famoso La Cabrera, mas vou falar sobre ele em outro post.








Comentários